Psicologia / Psicoterapia
A Consulta de Psicologia / Psicoterapia destina-se à resolução de problemas psicológicos. O Psicólogo / Psicoterapeuta, que pode ser um psicólogo, e o Cliente trabalham juntos para compreender os problemas e avançar com planos para corrigi-los. O foco psicoterapêutico é geralmente eficaz na mudança de pensamentos, emoções e comportamentos muitas vezes associados a incapacidade na gestão das tarefas do quotidiano.
As pessoas encontram na consulta de psicoterapia / psicologia um lugar seguro para partilharem os seus pensamentos e sentimentos sabendo que o Psicoterapeuta não os vai julgar ou criticar por isso. Muito pelo contrário, aquilo com que poderá contar é com a compreensão e a aceitação incondicional do Psicólogo / Psicoterapeuta.
A psicoterapia individual é o local certo para exteriorizar as emoções e experiencias que são difíceis de partilhar com outras pessoas, procurando dar uma sentido e narrativa coerente à história de vida.
O Psicólogo e Psicoterapeuta
Na psicoterapia, o Psicólogo, através da mediação verbal, conduz o seu Cliente num processo em que este se torna mais consciente das coisas que faz, pensa e sente no seu dia-a-dia e proporciona-lhe a aprendizagem de novos comportamentos para lidar com as suas dificuldades.
Um Psicoterapeuta / Psicólogo é um profissional especialista em saúde mental que fez uma licenciatura em psicologia ou psiquiatria e que se especializou em psicoterapia numa Sociedade Científica.
A Psicoterapia pode ajudar em situações de:
- Sentimentos de vazio, solidão, abandono, incapacidade para manter relações íntimas duradouras
- Sentimento de medo, Pânico e Ansiedade.
- Sentimento de crise.
- Sentimento de tristeza ou Depressão.
- Comportamentos prejudiciais, como autoagressão, problemas alimentares.
- Fobias, Medos e Obsessões.
- Problemas em relação à Família ou ao Casal.
- Problemas relativos ao sexo e à sexualidade.
- Luto, Divórcio, Separação.
- Vítima de violência, Abuso ou Trauma.
- Problemas de comunicação, como falta de assertividade, timidez.
- Baixa autoestima
- Confusão acerca de quem é e o que quer da vida.