Doenças do Comportamento Alimentar
Equipa Multidisciplinar pensada para intervir especificamente nas doenças do comportamento alimentar. Tipicamente quando falamos em doenças do comportamento alimentar em crianças e adolescentes referimo-nos a obesidade, anorexia nervosa e bulímia.
Cada uma desta doenças tem caracteristicas que implicam uma avaliação, intervenção e acompanhamento distintos.
Obesidade
A obesidade define-se por um Índice de Massa Corporal (IMC) superior ao percentil 95 e o Sobrepeso por um IMC entre os percentis 85 e 95 para a idade e o sexo.
Num estudo recente envolvendo 13 países, concluiu-se que Portugal está entre os países que tem uma maior prevalência de excesso de peso: 14,3% de rapazes e 20,8% de raparigas. Um dos aspetos marcantes da obesidade infatil é que aumenta a morbilidade e mortalidade durante a idade adulta.
Como consequências da obesidade destacam-se:
- Disfunção psicossocial;
- Isolamento;
- Depressão;
- Baixa autoestima;
- Doenças cardiovasculares e diabetes a longo prazo.
A intervenção deve ser holistica e não deve incidir apenas nos aspecto nutricionais. Para uma intervenção de sucesso que consolide uma mudança nos hábitos de vida e alimentares é necessário o enfoque em:
- Alteração dos hábitos alimentares (nutrição);
- Acompanhamento Psicológico;
- Atividade física regular.
Anorexia Nervosa
A anorexia é uma doença complexa e implica uma compreensão dos fatores individuais e externos que desencadeiam e mantêm o comportamento alimentar perturbado.