A Psicomotricidade é uma metodologia terapêutica destinada a todos os grupos etários com dificuldades no plano motor, cognitivo, comportamental, relacional ou emocional. Estuda as interações entre a perceção, sentimentos, cognição, movimento e comportamento, observando de que forma estas interações se manifestam no plano corporal e influenciam os movimentos. O corpo em movimento constitui, assim, a base do trabalho em psicomotricidade.
A psicomotricidade segue uma visão holística da pessoa, levando em consideração a sua vida psíquica e o seu envolvimento físico, social e cultural.
A psicomotricidade permite desenvolver, entre outros aspetos:
- Competências motoras
- Autonomia
- Competências sociais
- Noção do espaço e tempo
- Lateralidade
- Esquema corporal
A título preventivo, a psicomotricidade permite melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e prevenir atrasos de desenvolvimento desde idades precoces.
Em psicomotricidade utilizam-se, dependendo da problemática e das características individuais, diferentes metodologias, tais como técnicas de relaxação e de consciencialização corporal, jogo simbólico, atividades sensório-motoras, atividades lúdicas e expressivas (motoras, gráficas, verbais, sonoras, plásticas, etc.).