Síndrome de Asperger
A Síndrome de Asperger deixou de figurar no DSM-V e está integrada nas Perturbações do Espectro do Autismo, mas a especificidade associada à sua avaliação, diagnótico e intervenção implica uma resposta distinta.
Vulgarmente a Síndrome de Asperger carcateriza-se por dificuldades na comunicação e relacionamento com os outros, sem que existam alterações na linguagem e cognição.
Tipicamente esta síndrome está associada a crianças e adolescentes, mas o número de adultos que apresentam caracteristicas semelhantes a procurar ajuda tem sido crescente.
As características mais comuns em crianças, adolescentes e adultos são:
- Dificuldades no relacionamento social;
- Dificuldades na comunicação verbal e não verbal;
- Interpretação literal da linguagem;
- Dificuldades no pensamento abstrato;
- Rigidez de pensamento;
- Interesses especiais;
- Dificuldades em expressar empatia;
- Comportamentos rotineiros e repetitivos;
- Descoordenação motora;
- Peculariedade no discurso;
- Dificuldades na autorregulação emocional.
Por todas esta especificidade, mantemos a intervenção com pessoas com Síndrome de Asperger destacada e diferenciada, procurando uma especialização cada vez maior quer sejam crianças, adolescentes ou adultos.