Perturbações da Eliminação (enurese e encoprese)
Por vezes surgem dificuldades no controlo dos esfíncteres e esta situação provoca alguma ansiedade nos pais e noutros prestadores de cuidados que, involuntariamente, acaba por se manifestar também nas crianças.
A enurese e encoprese podem ser primárias ou secundárias e têm significados e leituras diferentes. A enurese e encoprese primárias caracterizam-se por falta de controlo dos esfíncteres sem que tenha existido um período “seco” consecutivo de 6 meses. A enurese e encoprese secundárias caracterizam-se por uma falta de controlo dos esfíncteres depois das crianças já o terem conseguido durante um período consecutivo superior a 6 meses.
Existem várias possibilidades que justifiquem a enurese e encoprese primárias e secundárias que devem ser despistadas quando a incapacidade no controlo dos esfíncteres começa a prejudicar a qualidade de vida das crianças e famílias. É possível avaliar e intervir, despistando se as causas associadas à enurese e encoprese são fisiológicas e/ou de caracter comportamental e emocional.