Divórcio e Mediação Familiar

O Divórcio e a Mediação Familiar é um serviço cada vez mais procurado e com necessidade de especialização. Atualmente em Portugal, cerca de 60% dos casais divorciam-se 10 anos após o casamento. Muitas vezes este processo de divórcio implica um processo emocional doloroso e dífícil, podendo originar comportamentos e atitudes nos cuidadores que nem sempre correspondem à satisfação da regulação das necessidades de crianças e adolescentes.
Este serviço é pensado para acompanhar e ajudar crianças, adolescentes e pais a adaptarem-se às novas rotinas associadas a uma situação de divórcio e/ou quando existe desacordo relativamente aos valores e regras educacionais.
Nem todas as situações de divórcio necessitam de apoio, mas por vezes surgem dificuldades na gestão emocional e na adaptação à nova organização familiar, podendo afetar o bem-estar psicológico dos envolvidos. Nesses casos, a consulta de Divórcio e Mediação Familiar pode contribuir para estabelcer uma plataforma de entendimento entre cuidadores quanto ao papel de cada um.
Para as crianças este serviço é um espaço que os ajuda a elaborar e a pensar sobre as emoções associadas ao divórcio dos cuidadores.
Este serviço permite que as famílias encontrem um espaço de entendimento sobre os direitos e deveres de todos os seus membros. O respeito pelas necessidades e valores de cada um dos cuidadores e salvaguardando o bem-estar e superior interesse de crianças e adolescentes é central na nossa intervenção.