Stress, Ansiedade e Pânico

Stress, Ansiedade e Pânico 2024-03-08T20:23:23+00:00

Stress, Ansiedade e Pânico

Ataques de panicoAs dificuldades associadas à Ansiedade são bastante frequentes e incapacitantes. Um estudo recente sugere que a probabilidade de uma pessoa experimentar critérios suficientes para o diagnóstico de ansiedade ao longo da sua vida varia entre 4,8% e 31%.

A ansiedade pode tornar-se tão intensa e desconfortável que compromete a qualidade de vida do indivíduo. Neste sentido, os sintomas de ansiedade são dimensionais, ou seja, devem ser considerados patológicos quando criam sofrimento e comprometimento funcional significativos.

Esta ansiedade pode assumir uma manifestação generalizada ou associar-se a aspetos específicos do quotidiano e é preciso investigar o foco das preocupações e o prejuízo funcional em cada pessoa.

Por isso mesmo é importante fazer uma avaliação detalhada para identificar se se trata, por exemplo de uma ansiedade generalizada, uma ansiedade social, um medo ou fobia específicos ou pânico.

Todas os subtipos de dificuldades associadas à ansiedade têm uma intervenção especifica. No entanto, quando conjugadas numa intervenção, a psicoterapia e a psiquiatria estão associadas a um melhorar o prognóstico.

Na educares procuramos que a intervenção seja humanizada e integrativa seguindo uma abordagem Cognitivo Comportamental, com uma perspetiva de Complementaridade Paradigmática e Focada nas Emoções.