Avaliação Neuropsicológica
A avaliação neuropsicológica tem como objectivo estudar as relações entre a actividade cerebral, a cognição, a emoção e o comportamento.
Este tipo de avaliação baseia-se na análise funcional dos processos cognitivos e na compreensão multidimensional dos défices cognitivos.
A avaliação neuropsicológica da criança e do adolescente tem sido comumente realizada nos casos de problemas neurológicos, no entanto, cada vez mais, surgem situações de perturbações do desenvolvimento cognitivo e de dificuldades de aprendizagem sem qualquer relação com lesões cerebrais.
Ao realizar-se uma avaliação neuropsicológica, através de uma vasta e seleccionada bateria de provas (neuropsicológicas, de desenvolvimento, outras), acedemos ao funcionamento cerebral da criança e do adolescente que surge na consulta por dificuldades específicas de aprendizagem ou por compromisso do desenvolvimento cognitivo.
Os resultados destas escalas e provas reflectem a estruturação das funções cognitivas ao longo do desenvolvimento e têm o objectivo de determinar o perfil de desenvolvimento específico da criança. A importância destes instrumentos incide, principalmente, na prevenção e identificação precoce de alterações do neuro-desenvolvimento ou de dificuldades de aprendizagem, indicando de forma minuciosa o ritmo e a qualidade do processo de desenvolvimento e possibilitando um mapeamento qualitativo e quantitativo das funções cognitivas e suas interligações, visando alcançar intervenções terapêuticas precoces e precisas.
A avaliação neuropsicológica é recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de uma dificuldade cognitiva, comportamental ou de aprendizagem.
Actualmente, considera-se esta avaliação como essencial para o diagnóstico da Perturbação de Aprendizagem Específica (Dislexia, Disortografia, Discalculia), da Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, entre outras.