Perturbação do Espetro do Autismo
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neuro-desenvolvimento que se caracteriza por um conjunto de dificuldades nas áreas da comunicação/interação social e interesses e comportamentos restritos e repetitivos. Mais do que um conjunto fixo de características, esta perturbação parece manifestar-se através de uma variedade de combinações possíveis de sintomas, num contínuo de gravidade de maior ou menor intensidade, pelo que se fala atualmente em Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Não obstante estes indivíduos manifestarem um conjunto de sintomas que permitem realizar um diagnóstico clínico, não existem duas pessoas afetadas da mesma forma e por isso podem ser muito diferentes entre si, não constituindo um grupo homogéneo.
Sinais de Alerta:
Pré-Escolar:
- Ausência de reação quando chamados pelo seu nome – 12 meses;
- Dificuldade em seguir com o olhar, os gestos que outros fazem;
- Dificuldade em responder às tentativas de interação feita pelos outros (e.g. quando sorriem, fazem caretas, sons;);
- Escassez na procura de interação (e.g. emitindo sons, sorrisos ou caretas);
- Dificuldade em apontar para objetos mostrando interesse;
- Preferencialmente brinca sozinha;
- Dificuldade a brincar a jogos do “faz de conta”;
- Evita o contacto ocular (desvia o olhar);
- Pode tender a andar nas pontas dos pés;
- Pode apresentar atrasos ao nível da linguagem e/ou perda da mesma competência da fala;
Idade Escolar
- Estar sempre a repetir palavras e frases (ecolália);
- Ter interesses obsessivos;
- Rituais motores (e.g. colocar os carros todos em fila por ordem ou de cor ou de tamanho);
- Abanar (sacudir) as mãos, balançar o corpo, ou rodar em círculos;
- Ter reações inesperadas a sons, cheiros, sabores, luzes e tato;
- Insistência nas rotinas (e.g. angústia com pequenas mudanças);
- Interesses excessivamente limitados ou repetitivos anormais no foco de intensidade;
- Apego invulgar a objetos inanimado (e.g. pedaço de corda ou elástico);
- Medos invulgar e de intensidade fora do normal (e.g. cortar o cabelo);
Intervenção:
- Programas de intervenção precoce;
- Estimulação cognitiva;
- Integração sensorial;
- Treino de competências sociais e controlo de comportamento;
- Treino de autonomia funcional;
- Apoio psicopedagógico;
- Terapia cognitivo-comportamental;