Comportamento, Défice de Atenção e Hiperatividade

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Comportamento, Défice de Atenção e Hiperatividade 2024-03-08T20:23:24+00:00

Comportamento, Défice de Atenção e Hiperatividade

Especialidades EducaresOs problemas de comportamento, défice de atenção e hiperatividade podem ter um impacto significativo na qualidade de vida de crianças, adolescentes e famílias.

É necessário considerar a grande heterogeneidade que existe na expressão sintomática de comportamentos considerados disruptivos e que, com frequência, são alvo de atenção clínica, no momento de diagnosticar e intervir.

Na educares, procurando sistematizar e uniformizar terminologias e intervenção agrupámos as dificuldades de comportamento com a Perturbação da Hiperatividade/Defice de Atenção.

Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção

Atualmente é relativamente consensual que a Perturbação da Hiperatividade/Défice de Atenção tem uma natureza neurobiológica que afeta indivíduos desde a infância até à idade adulta.

Sinais de alerta

  • Sintomas de falta de atenção (com frequência)
    • Não presta atenção suficiente aos pormenores ou comete erros por descuido nas tarefas escolares ou noutras atividades;
    • Tem dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades;
    • Parece não ouvir quando se lhe fala diretamente;
    • Não segue as instruções e não termina os trabalhos escolares;
    • Tem dificuldade em organizar tarefas e atividades;
    • Evita envolver-se em tarefas que requeiram um esforço mental mantido;
    • Perde objetos necessários a tarefas e atividades;
    • Distrai-se com estimulos irrelevantes;
    • Esquece-se das atividades quotidianas;
  • Sintomas de hiperatividade
    • Movimenta excessivamente as mãos e os pés, move-se quando está sentado;
    • Levanta-se na sala de aula ou noutras situações em que se espera que esteja sentado;
    • Corre ou salta excessivamente (adolescentes manufestam impaciência);
    • Tem dificuldade em jogar ou dedicar-se tranquilamente a atividsdes de ócio;
    • Fala em excesso;
  • Sintomas de Impulsividade
    • Precipita as respostas antes que as perguntas tenham acabado;
    • Tem dificuldade em esperar pela sua vez;
    • Interrompe ou interfere nas atividades dos outros (por exemplo, conversas, jogos).

Avaliação

A avaliação deve ser diferencial, despistando outros problemas como dificuldades na acuidade visual ou auditiva, atrasos ou problemas de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, crises de ausência, hipertiroidismo, entre outros.

Tratando-se duma dificuldade neurobiológica, a avaliação neuropsicológica é importante para um correto despiste. Este serviço está disponível na educares.

Intervenção

A intervenção deve ser multidisciplinar e pode incluir:

  • Intervenções psicológicas;
  • Mudanças Educacionais;
  • Intervenção farmacológica (medicação)
  • Modificações diatéticas;