Comportamento, Défice de Atenção e Hiperatividade
Os problemas de comportamento, défice de atenção e hiperatividade podem ter um impacto significativo na qualidade de vida de crianças, adolescentes e famílias.
É necessário considerar a grande heterogeneidade que existe na expressão sintomática de comportamentos considerados disruptivos e que, com frequência, são alvo de atenção clínica, no momento de diagnosticar e intervir.
Na educares, procurando sistematizar e uniformizar terminologias e intervenção agrupámos as dificuldades de comportamento com a Perturbação da Hiperatividade/Defice de Atenção.
Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção
Atualmente é relativamente consensual que a Perturbação da Hiperatividade/Défice de Atenção tem uma natureza neurobiológica que afeta indivíduos desde a infância até à idade adulta.
Sinais de alerta
- Sintomas de falta de atenção (com frequência)
- Não presta atenção suficiente aos pormenores ou comete erros por descuido nas tarefas escolares ou noutras atividades;
- Tem dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades;
- Parece não ouvir quando se lhe fala diretamente;
- Não segue as instruções e não termina os trabalhos escolares;
- Tem dificuldade em organizar tarefas e atividades;
- Evita envolver-se em tarefas que requeiram um esforço mental mantido;
- Perde objetos necessários a tarefas e atividades;
- Distrai-se com estimulos irrelevantes;
- Esquece-se das atividades quotidianas;
- Sintomas de hiperatividade
- Movimenta excessivamente as mãos e os pés, move-se quando está sentado;
- Levanta-se na sala de aula ou noutras situações em que se espera que esteja sentado;
- Corre ou salta excessivamente (adolescentes manufestam impaciência);
- Tem dificuldade em jogar ou dedicar-se tranquilamente a atividsdes de ócio;
- Fala em excesso;
- Sintomas de Impulsividade
- Precipita as respostas antes que as perguntas tenham acabado;
- Tem dificuldade em esperar pela sua vez;
- Interrompe ou interfere nas atividades dos outros (por exemplo, conversas, jogos).
Avaliação
A avaliação deve ser diferencial, despistando outros problemas como dificuldades na acuidade visual ou auditiva, atrasos ou problemas de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, crises de ausência, hipertiroidismo, entre outros.
Tratando-se duma dificuldade neurobiológica, a avaliação neuropsicológica é importante para um correto despiste. Este serviço está disponível na educares.
Intervenção
A intervenção deve ser multidisciplinar e pode incluir:
- Intervenções psicológicas;
- Mudanças Educacionais;
- Intervenção farmacológica (medicação)
- Modificações diatéticas;