Dislexia e Outras Dificuldades de Aprendizagem
O que é a Dislexia?
A dislexia e caracterizada por dificuldades na descodificação, na leitura precisa e fluente e na ortografia.
Atualmente uma definição possível para a dislexia é:
“Uma perturbação especifica de aprendizagem, de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldades no reconhecimento fluente e preciso de palavras, na ortografia e na descodificação. Estas dificuldades resultam de um défice na componente fonológica da linguagem e são frequentemente inesperadas face à capacidade cognitiva do sujeito e o acesso a ensino adequado. Como consequências secundárias, podem surgir dificuldades na compreensão de textos e reduzida experiência de leitura, o que impede o crescimento do vocabulário e a aquisição de conhecimentos” (Lyon, Shaywits & Shaywits, 2003)
Resumindo, a dislexia aparece desassociada da capacidade cognitiva do sujeito e reflete-se em dificuldades na consciência fonológica, na memória verbal de curto prazo e num acesso lexical mais lento.
Avaliação
O protocolo de despiste e avaliação deve refletir todas as dimensões que tipicamente aparecem associadas à dislexia. Especificamente, implica a avaliação das capacidades cognitivas e a avaliação do desempenho na leitura, ortografia e consciência fonológica. Para além duma avaliação psicopedagógica é fundamental uma avaliação neuropsicológica.
Intervenção
Existem dados robustos que sugerem que uma intervenção que combine a promoção da consciência fonológica com a instrução explicita do método fónico têm efeitos positivos no desempenho de leitura de crianças disléxicas. Paralelamente a leitura em voz alta, repetida e orientada também aparece associada a bons resultados na promoção da fluência leitora. Na intervenção é importante investir na dimensão emocional relacionada com a leitura e a escrita. Também importa promover um contexto linguisticamente enriquecedor.
Outras dificuldades de aprendizagem
Para além da dislexia existem outras dificuldades específicas de aprendizagem como a discalculia ou a disortografia. As dificuldades de aprendizagem específicas podem comprometer o processo de escolarização muito para além do desempenho. A resposta deve ser integrada e em todas as dimensões envolvidas no processo de aprendizagem: cognitiva, emocional e social.