10 anos: O mesmo compromisso, uma Educares renovada.

//10 anos: O mesmo compromisso, uma Educares renovada.

10 anos: O mesmo compromisso, uma Educares renovada.

A educares comemorou o seu 10º aniversário no passado dia 1 de setembro. Foram 10 anos de muito trabalho em que crescemos profissionalmente e humanamente com as crianças, adolescentes, adultos e famílias que nos procuraram. Temos crescido na diversidade de serviços que disponibilizamos a toda a comunidade e este ano reconfigurámos a nossa resposta, dando-lhe uma dimensão ainda mais multidisciplinar.

Uma primeira renovação é nosso site e imagem institucional. Pensamos que comunicam de forma mais direta a nossa missão e o coração da nossa intervenção: uma resposta multidisciplinar e integrada para crianças, adolescentes, adultos e crianças.

Outra renovação foi olhar para dentro da nossa equipa e potenciar o perfil e formação dos nossos técnicos em respostas orientadas para três grandes grupos: crianças e adolescentes, adultos, e famílias. Para melhor cumprir esta missão alargámos a nossa equipa com a entrada de novos técnicos.

Organizámos os técnicos em equipas multidisciplinares vocacionadas para responder de forma integrada e holistica aos desafios de quem nos procura. Assim, para além de nos organizarmos em redor de crianças, adolescentes, famílias e adultos, em cada um destes grupos definimos equipas habituadas a trabalhar e a pensar em conjunto sobre as dificuldades de quem nos procura.

Para crianças e adolescentes criámos quatro equipas pensadas para responder a desafios associados ao:

  • Desenvolvimento infantil;
  • Comportamento e emoções;
  • Educação e dificuldades de aprendizagem;
  • Saúde e bem-estar.

Em cada uma delas pensámos quais as grandes áreas de intervenção pelas quais nos temos distinguido nos últimos anos e no nosso site apresentamos a forma como pensamos e trabalhamos em cada uma delas.

Para os adultos, a nossa vocação tem sido e continuará a ser o bem-estar psicológico e saúde-mental. Contamos com uma equipa pensada para este efeito e com uma resposta muito humanizada e integrativa. Pouco a pouco temos alargado a nossa resposta nas outras especialidades médicas e não médicas e continuaremos a trilhar esse caminho para uma resposta ainda mais integrada que responda à complexidade das exigências atuais associadas ao bem-estar.

A família é, para nós, a unidade e o ponto de partida para pensar qualquer intervenção. Tenha ela a configuração que tiver, é nesse sistema que se consumam as mudanças associadas ao bem-estar de todos. Para além de fazermos uma aposta forte na terapia de casal e familiar, também organizámos um plano anual de Workshops pensados para esclarecer cuidadores de eventuais dúvidas associadas ao desenvolvimento, aprendizagem e comportamentos de crianças. Na mesma linha delineámos Ateliês direccionadas para a relação responsiva entre cuidadores e entre cuidadores e crianças.

Partimos para o futuro renovados e confiantes que estamos mais próximos de concretizar o objetivo com que iniciámos a educares há 10 anos: uma resposta humanizada e integrativa a pensar no bem-estar e desenvolvimento humano.

Até breve,

Educares

By | 2017-10-30T14:39:37+00:00 Outubro 22nd, 2017|Educares|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment